A Marmalade SDK é uma poderosa ferramenta para criar apps e games para múltiplas plataformas (mobile e desktop), e eles estão com parcerias para oferecer licenças gratuitas.

Olá, pessoal!

Eu já falei sobre a Marmalade SDK aqui no blog, e de lá (2 anos) pra cá o que já era bom melhorou muito! Fiquei um tempo sem contato com essa ferramenta, mas recentemente resolvi ver como ela evoluiu. E como evoluiu! Agora além de mais recursos, ela permite criar aplicativos para muito mais plataformas e usando mais linguagens além de C++.

O que é a Marmalade SDK?

Marmalade é uma ferramenta multiplataforma para desenvolvimento de aplicativos e games (2D e 3D). Com o mesmo código seu app/game pode rodar em iOS (iPhone, iPod, iPad), Android, Windows Phone, Blackberry, Windows, Mac e algumas Smart TVs. Você pode desenvolver em C++ (máxima performance), HTML5 e Lua (maior facilidade), tanto em Windows quanto Mac.

O que Cut the RopeDraw SomethingCall of DutyNeed for Speed têm em comum?

Além de estar entre os jogos mais vendidos para Android e iOS, eles foram feitos com a Marmalade SDK.

Marmalade SDK - Plataformas

Programa uma vez, roda em qualquer lugar

Se você vai desenvolver um app ou game, o ideal é lançar para o máximo de plataformas possíveis, para alcançar o máximo de pessoas e maximizar o "cascalho", né mesmo? Mas a gente sabe que é um pé no saco portar um aplicativo de uma plataforma pra outra, em outra linguagem, outra API, outro ambiente. Acredito que a tendência são soluções que te permitem rodar em mais de uma plataforma com o mesmo código, e a Marmalade SDK está se mostrando a solução mais abrangente e mais robusta pra isso.

Licença di grátis!

Fiquei sabendo, em primeira mão, um passarinho me contou, que eles estão com uma parceria com a Microsoft e com a BlackBerry para oferecer licenças gratuitas da Marmalade (a licença Indie, que hoje custa 499 doletas por ano).  Veja mais detalhes no link:

http://www.madewithmarmalade.com/free

Se você está com idéia de app/game, ou já possui um que queira portar para mais plataformas, vale a pena dar uma conferida!

[]'s